Dra, tenho todas as “ITES”!

Você sabe a diferença entre rinite, sinusite e bronquite? Leia o artigo e tire suas dúvidas!

Queixa muito comum no consultório do alergista é o paciente referir que tem todas as “ites”. Mas você sabe quais são elas e o que as diferencia?

Em geral os pacientes estão se referindo à rinite, à sinusite e à bronquite.

São três doenças diferentes, mas que podem ocorrer em conjunto no mesmo paciente justamente pelo fato de terem fatores em comum.

A rinite é a inflamação da mucosa ou revestimento internonasal, caracterizada pela presença de sintomas como coceira no nariz, espirros, coriza e nariz congestionado ou entupido. Pode ter várias causas, como por exemplo um resfriado comum que causa uma rinite infecciosa, ouocorrer com sintomas mais recorrentes como é o caso da rinite alérgica que geralmente está relacionada a exposição a fatores ambientais como poeira, pelos de animais, mofo e etc.

Já a sinusite é a inflamação da mucosa dos seiosparanasais. Estes seios são câmaras de ar presentes nos ossos da face onde ocorre uma produção natural de muco que é normalmente drenado para o nariz. Em situações em que essa drenagem fica prejudicada esse muco se acumula,gerando a proliferação de bactérias ocasionando sintomas como coriza purulenta, tosse, febre e dor de cabeça frontal. A sinusite pode ser um problema agudo ou se tornar um quadro crônico, geralmente associado a dores de cabeça recorrentes. A sinusite pode ocorrer como uma complicação da rinite, daí a confusão, já que ambas têm sintomas semelhantes e podem estar presentes ao mesmo tempo.

A bronquite por sua vez é o termo utilizado para a inflamação nos brônquios, que são canais que transmitem o ar dentro dos pulmões. Pode ser aguda, causada por agentes infecciosos como o vírus da gripe, com duração de alguns dias e sintomas de tosse com muco. Ou pode ser crônica como por exemplo a bronquite do fumante, em que se vê tosse crônica e perda de capacidade pulmonar ou até enfisema em casos mais avançados. 

A asma é um tipo especial de bronquite por estar relacionada a alergia e ser de transmissão familiar, alternando períodos sem sintomas com crises de tosse, chiado e falta de ar que podem ser desencadeadas por exposição a inalantes alergênicos, exercícios físicos e etc.

Rinite e asma alérgicas estão profundamente relacionadas já sendo comprovado que a rinite do asmático, quando não tratada, dificulta o controle da asma e limita os benefícios do tratamento sobre a qualidade de vida do paciente.Ambas são doenças que não tem cura, porém atualmente dispomos de medicações que levam a um bom controle dos sintomas.

Se você está sofrendo por culpa de alguma “ite”, procure o especialista para ter o diagnóstico e tratamento mais adequados.

O que é alergia?

Confira o que é alergia e os tipos de reações alérgicas

1 até 2 de 2 registros.
  • 1